Adventure&Gourmet Experience at Leinzer Dolomite

(Scroll for text in English and Pics)

Essas montanhas impressionam! Andar por aqui ė andar no jardim do céu. É alto, e cheio de pedras de formatos inspiradores e lugares nevados ainda. Um pouco inóspito porque a gente se sente muito pequeno olhando para as Dolomitas.

Vamos dormir duas noites na montanha. Pegamos um trem de Viena atė Lienz. E de lá até o Dolomittenhüten foram 4h sendo que 80% do percurso, sofrimento puro. Começou a chover forte, o caminho é íngreme e subimos 961m. A subida não acabava, mas enfim chegamos numa encruzilhada que tinha uma cabana e a subida de um teleférico. Estávamos perdidos e encharcados. Entramos no terraço do mini hütte (foto), nos abrigamos, trocamos de roupa, colocamos roupas secas porque o vento estava frio e tínhamos parado de caminhar. Ligamos para o nosso hütte e mandei nossa localização via whatsapp..exaustos só queríamos chegar e tomar um banho quente. Eu disse que estavamos molhados e cansados e que gostaríamos de um resgate se possível…a voz do outro lado do telefone disse: vocês estão a 600m da gente hahaha. Chegamos lá o lugar maravilhoso!

Hüttes são “abrigos” de caça que ficam nas montanha para acolher os caçadores e montanhistas. Essa ė uma cultura que existe há muitos anos aqui e de lá para cá eles vem se modernizando e alguns, como no caso desse, refinando-se.

Nosso hütte era charmozérrimo, super gemütlich (aconchegante) e gourmet (Jà tinha lido sobre isso). Uma galera cool hospedada e o staff super atensioso! Uma das meninas que trabalhava lá morou 2 anos em Albadiana com Joào de Deus! O lugar fica em cima de uma pedra, com uma paisagem de tirar o fôlego (foto)! Jantar e café da manhã deliciosos. Dolomitenhütte está lotado todos os dias nos próximos dois meses. Mas pode se ir só para comer e vale a pena. Tem chegada de carro e tomada para e-bikes. Wifi free. Um lugar para esportístas que gostam de conforto e mais refino. Mas sempre bom lembrar que um hütte é um lugar hoots! ok?

Hoje de manhã saímos antes da chuva apertar em direção a outro hütte chamado Karlsbadhütte, mas pegamos rajadas fortes de vento e nos molhamos um pouco.

A chegada nesse lugar ė um must! Parece o vale dos Dinossauros! Montanhas altíssimas de pedra de calcário maciças, como se eu tivesse dentro de uma coroa de pedra gigante! E pensar que, há 200 milhões de anos atrás, no topo daquela montanha aonde eu estava, no Karlbadhütte, 2260m, era o fundo de um oceano.

Lindo, lindo, lindo. E atrás do hütte, no meio das pedras, tem um lago, por isso a palavra BAD no nome Karlsbad. Bad significa lugar para tomar banho. Aqui é um hütte tradicional que pertence à Alpenverein http://alpenverein.at (associação de alpinistas, esportisas..etc..etc…) a qual eu pertenço e temos também proteção de seguro de acidentes, seguro de vida, resgate na montanha (bom, espero que nunca precisar disso aff), descontos nas diárias e algumas promoções.

O símbolo das Dolomitas é a flor Edelweiss, muito famosa por ser também o símbolo da Austria e a flor que representava a resistência ao Nazismo.

Aqui a natureza oferece um pequeno perigo: o carrapato pode transmitir uma doença que pode vir a ficar grave. Então tivemos que tomar uma vacina.

Karlsbadhütte: http://www.karlsbaderhuette.at/de/                                    Dolomitenhütten:  http://dolomitenhuette.at

. (English Version)

Karlsbadhütte,

These mountains impress! To walk here is to walk in the garden of heaven. It is tall, and full of stones of inspiring shapes and snowy places still. A bit inhospitable because we feel very small looking at the Dolomites.

Let’s sleep two nights on the mountain. We took a train from Vienna to Lienz. And from there to the Dolomittenhüten were 4h and 80% of the percussion, pure suffering. It started to rain hard, the road is steep and we climbed 961m. The climb did not end, but at last we came to a crossroads that had a hut and the ascent of a cable car. We were lost and soaked. We entered the terrace of the mini hütte (photo), we took shelter, changed clothes, put on dry clothes because the wind was cold and we had stopped walking. We called our hütte and sent our location via whatsapp..exaustos we just wanted to get in and take a hot shower. I said we were wet and tired and would like a ransom if possible … the voice on the other end of the phone said: you are 600m from us hahaha. We got there the wonderful place!

Hüttes are hunting “shelters” that stay on the mountain to welcome hunters and mountaineers. This is a culture that has existed for many years here and from here to there they are modernizing and some, as in this case, refining.
Our hütte was charming, super gemütlich (cozy) and gourmet (I had already read about it). A cool hosted galley and super athletic staff! One of the girls who worked there lived 2 years in Albadiana with Joao de Deus! The place sits on top of a rock, with a breathtaking landscape (photo)! Delicious breakfast and dinner. Dolomitenhütte is packed every day for the next two months. But you can go alone to eat and it’s worth it. You have a car arrival and an e-bike. Wifi free. A place for esportístas who like comfort and more refining. But always good to remember that a hütte is a hoots place! OK?

This morning we went out before the rain shook towards another hütte called Karlsbadhütte, but we got strong gusts of wind and got a little wet.

Arrival in this place is a must! Looks like the Valley of the Dinosaurs! High mountains of massive limestone, as if I had inside a giant stone crown! And to think that, 200 million years ago, at the top of that mountain where I was, at Karlbadhütte, 2260m, it was the bottom of an ocean.

Pretty pretty pretty! And behind the hütte, in the middle of the stones, there is a lake, so the word BAD in the name Karlsbad. Bad means place to take a shower. Here is a traditional hütte that belongs to the Alpenverein http://alpenverein.at (association of mountaineers, sportsmen … etc … etc … ) which I belong to and we also have accident insurance, life insurance, Mountain (well, I hope you never need it ff), discounts on the daily and some promotions.

The symbol of the Dolomites is the flower Edelweiss, very famous for being also the symbol of Austria and the flower that represented the resistance to Nazism.

Here nature offers a small danger: the tick can transmit a disease that can become severe. So we had to take a vaccine 😉

The INFO Point at LienzStarting the hiking

Look at Dolomites...we didn,t know but it will be hard..uh!!IMG_9360SUBINDOUHU!THE FIRST VIEW!IMG_9378Mini Hütte named: Jagga HütteIMG_9392sopa de alho selvagem - Knouclauch. It was delicious!!! Hum!!

Esse prato tava divino! Pedimos apenas um tosat da casa para dividir..e olha o que eles nos mandavam! / This dish was divine! We only asked for a tosat from the house to share .. and look what they sent us!

Breakfast DIVINE!!! Ainda teve um ovo que trouxera..e os pãezinhos feitos em casa....IMG_9437Dolomitenhüttepode-se tomar água da fonte :)Wild Orquídea!Wield Flowers / Flores do CampoIMG_9494IMG_9444

Caminhando em direção a Kalrsbadhütte / Hiking to KarlsbadhüteeOh la la...

KarlsbadhütteIMG_9557IMG_9570Karlsbad it it seems we are in the moon!IMG_9566IMG_9568IMG_9574IMG_9575IMG_9576Map from Leinzer DolomitesIMG_9579IMG_9581